segunda-feira, 9 de junho de 2008

Aprenda Uigur (Série Dialetos Chineses)

Nas primeiras horas da manhã, o sol já está bem forte. Os véus, tapetes e tecidos de cores infinitas, se espalham pela paisagem. As mesquitas já estão cheias, e as preces voltadas para Meca revolvem o silêncio.

Esse seria um cenário comum para algum país do Oriente Médio, se não estivéssemos falando da...China!



Na Região Autônoma de Xinjiang (新疆) - que é três vezes maior do que a França - seu Ni hao pouco vale. Dizer Salam Aleikum é bem mais útil. Afinal, estamos falando de um território islâmico dentro da China, fronteiriço com Afeganistão e todos os "ãos" que você possa imaginar, onde uma minoria de 8,5 milhões de pessoas reivindicam sua independência. Deu pra notar que quando se fala de "minoria" na China, os números mudam um pouco...

O Uigur (ئۇيغۇرچە, ou Uighur, Uygur, Weiwuer) e os outros dialetos chineses só tem uma coisa em comum: O território em que são falados. Aliás, tanto o dialeto quanto o povo Uigur são diferentes da grande maioria do povo da China, de maioria (92%) Han. Na língua, nos costumes, na religião, personalidade, fuso-horário e tudo o mais.

Se o povo Uigur tem uma aparência meio árabe, quase européia - acredite, muitos tem até olhos azuis - o dialeto Uiguir também é 'diferente'; está mais relacionado ao ramo turcomano das línguas altaicas. Mas não deixa de ser um "Dialeto Chinês", por motivos óbvios.



Apesar do território ser uma "bomba relógio" na China moderna, vivendo sobre constantes ameças e invasões, a cultura Uigur nos reserva várias surpresas agradáveis quando o assunto é literatura, medicina e história.

E nada melhor do que conhecer uma cultura aprendendo o seu idioma! :)

Não deixe do conferir os websites que selecionamos para você e comece a aprender Uigur agora mesmo.
  • Omniglot Uyghur - Conheça o básico do dialeto, como a pronúncia de alguns fonemas e as variações escritas.
  • Uyghur Dictionary - Excelente dicionário Uigur-Inglês.
  • Uighur Language - Lições de Uigur, do básico ao avançado, com material em áudio. Um pouco confuso, mas bem completo.
  • Learn Uyghur - "Survival Lessons" de Uigur, que ajudarão muito a quem quer ter um vocabulário mínimo, porém útil, do dialeto.
Boa sorte (قارىغۇ ئامەت ,qarighu amet, em Uigur)!

Um comentário:

César Lima disse...

Os uigures eram na na idade antiga um povo mongol(raça amarela) que dominou e absorveu um povo indo-europeu(tocariano, povo extinto), que veio para a região na antigas migrações dos Indo-europeus que se expandiram até a India, Irã e outras regiões da Ásia. Devido a mestiçagem com os Tocarianos(raça branca), os Uigur apresentam muitas características da raça branca.