domingo, 1 de junho de 2008

Aprendendo o "Árabe Correto"

Há uma teoria que diz que o “árabe é a origem de todas as línguas”. Quem acredita nesta teoria tem um bom motivo pra isso: os árabes podem pronunciar facilmente qualquer letra em qualquer língua do mundo.


Além disso, é também a língua oficial de 22 países, falada por mais de 250 milhões de pessoas - além de ter sua aprendizagem incentivada a todos os muçulmanos (e aí, já estamos falando de mais de 1 bilhão de pessoas).

Porém, muita gente acaba "errando" quando vai aprender o árabe. Cito como exemplo um amigo meu, que gastou rios de dinheiro com livros e cursos para aprender "um árabe" que só era falado no Líbano!

Na verdade, como qualquer idioma bem divulgado pelo mundo, a imensidão de dialetos oriundos meio dele é inevitável - a ponto de se tornarem incompreensíveis, até mesmo nas menores distâncias geográficas. Muitos desses dialetos, que às vezes sequer têm forma escrita, também são chamados de Árabe, erroneamente.

Porém, graças ao Alcorão, livro sagrado da fé Islâmica, temos algo conhecido como o "Árabe Clássico", que em geral todos que falam alguns de seus vários dialetos também o conhecem. Isso acontece porque desde cedo, crianças muçulmanas são levadas a aprender o idioma, para que possam entender o Alcorão - vale lembrar que até pouco tempo atrás, a tradução de tal livro era quase inadmissível.

Agora, a não ser que você queira aprender um dos milhares de dialetos árabes - os mais conhecidos são os falados no Egito e no Líbano -, você pode começar a estudar o Árabe Clássico, e por meio dele, não só entender o Alcorão como também ser entendido em boa parte do Oriente Médio.

Confira o que preparamos pra você:
Lições Básicas de Árabe
Um pouco de Árabe
Dicionário Árabe-Inglês

Ma'as-salama!

Nenhum comentário: