segunda-feira, 12 de maio de 2008

Aprenda Cantonês (Série Dialetos Chineses)

Mesmo não tendo metade dos falantes de mandarim, o dialeto cantonês (粵语) tem lá o seu charme. Com nada mais nada menos que 8 tons, esse dialeto é quase que "cantado" ao invés de falado.

Certa vez li que "você pode até ir pra China falando mandarim, mas não passará de um turista se não falar cantonês". Não chega a tanto, mas vá lá: Tal dialeto conta com inúmeras influências culturais. Boa parte da literatura chinesa é escrita nele - e estranhamente, quando traduzido para outros dialetos, mesmo que parecidos, perde totalmente a rima e a melodia.

E você, vai ficar de fora dessa? Até mesmo Quentin Tarantino, em Kill Bill vol.2, não resistiu e colocou uma cena muito interessante, onde Pai Mei e a personagem principal conversam inteiramente em cantonês! Lembra?



Então comece desde já aprendendo Cantonês, através do Pimsleur Cantonese.
Pra quem quer algo mais "fácil" e urgente, recomendo também o Cantonese Phrasebook!


É fácil! Quem sabe você um dia não consegue entender a cena do filme?

3 comentários:

jose claudio disse...

Com essas crises todas que assolam o mundo, temos que buscar novos negocios fora desse circulo vicioso.
E acho a China o futuro.
Gostaria de saber quanto tempo eu levaria para aprender o basico do cantones, levando-se em que sou um brasileiro médio não abastado, não-oriental, sem qualquer tipo de relacionamento com orientais?
Abraços,

Nalí disse...

caramba, que alegria ter encontrado esse post em português! Obrigada!

Anônimo disse...

muito interessante, mas nenhum dos links funcionam. Eu preciso aprender cantonês, mas não axo escola e tô caçano um material, mas o q vc disponibilizou não dá p\ baixa.